sábado, 3 de setembro de 2011

Esqueleto sob risco

   Uma barriga proeminente contribui também para o surgimento da osteoporose!




Esqueleto sob risco     Miriam Bredella, radiologista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu uma ligação entre a pança inflada e a ossatura mais frágil após acompanhar 50 mulheres acima do peso. "As células gordurosas liberam adipocinas, substâncias relacionadas ao enfraquecimento dos ossos, e diminuem a oferta de hormônios que ajudam a construí-los", explica Miriam. "mas o problema está na gordura visceral, situada entre os órgãos do abdômen, e não na que se aloja em outras regiões do corpo", ressalva o endocrinologista João Borges, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em Brasília.

                                Cálcio

     Ele é a principal matéria-prima dos ossos. Presente no leite e em seus derivados, ainda murcha os adipócitos, células que armazenam gordura.

     Vitamina D


      Essa molécula, proveniente sardinhas e dos raios solares, dá carona ao mineral acima, seja para incrementar o esqueleto, seja para combater a obesidade.

   Estratégia certeira: Planeje a dieta - em todos os detalhes

      Delimitar o que por no prato é insuficiente para se manter numa boa com o ponteiro da balança. Segundo pesquisa da Universidade McGill, no Canadá, é vital pensar em questões mais concretas - onde comprar os alimentos e como prepará-los, por exemplo.

                                                            Heider Costa
                                                    Consultor do Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário