quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Nutrição e o Cérebro

 
  
 
     O cérebro humano é composto por bilhões de células chamadas neurônios que se comunicam entre si enviando mensageiros químicos chamados neurotransmissores. Quando esses elementos químicos enviam seus sinais também a mensagem é amplificada eletricamente e enviada através do corpo. Os mensageiros químicos que enviam sinais entre as células nervosas incluem a serotonina, a norepinefrina e a dopamina, que são feitas de blocos de construção de proteínas, chamados aminoácidos.

      A alimentação influencia no desempenho mental, na energia e no humor, bem como no envelhecimento no longo prazo do tecido cerebral. A nutrição afeta a energia mental e as funções cerebrais durante o dia. A cafeína consumida em bebidas e suplementos alimentares aumenta o desempenho do cérebro, medido por mudanças positivas no desempenho, atenção e humor.
A baixa quantidade de açúcar no sangue devido a pular refeições ou fazê-las desequilibradas resulta em desempenho mental reduzido, várias horas mais tarde. Por outro lado, as refeições que mantêm o nível de açúcar no sangue, balanceando as proteínas e os carboidratos corretos mantêm o desempenho mental. Isso pode explicar o aumento da energia que é detectado depois de uma refeição com alto teor de proteína e / ou alto teor de carboidratos.

O Cérebro: um Barômetro Nutricional

     Enquanto certos micronutrientes como a vitamina B12, são necessários para a função cerebral normal, o cérebro reflete a alimentação geral do indivíduo. Por exemplo, ter excesso de gordura na parte superior do corpo causa danos às células nervosas por causar inflamação. O cérebro é 70% gordura e o tipo de gordura da dieta pode afetar as funções cerebrais. Os antioxidantes à base de vegetais demonstraram melhorar a memória em experiências com animais.

     O fluxo sangüíneo cerebral melhorado, conforme acontece com atividades físicas regulares, também pode ter efeitos benéficos sobre a função cerebral. O estudo da nutrição e da função cerebral nos humanos ainda está no começo, mas os papéis centrais de gerenciamento do peso, a atividade física, os óleos de peixe e fitonutrientes antioxidantes estão sendo ativamente estudados.

   Mais Informações: http://www.herbalifenutritioninstitute.com/br/

                                                       Heider Costa

                                               Consultor do Bem-Estar 


                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário