sábado, 8 de outubro de 2011

Exercício Físico e Gordura Visceral

Estas pesquisas analisam também o papel do exercício físico na redução desta gordura.

Diversos estudos correlacionam a influência do grande acúmulo de gordura abdominal (adiposidade visceral) com algumas patologias orgânicas, como o diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, e as doenças cardiovasculares.

A gordura corporal pode ser armazenada (depósito) em dois locais: 

1) No organismo na forma de tecido adiposo, também conhecido como tecido subcutâneo, e esta relacionado com as funções energéticas, ou seja, propiciam a reserva para produção de energia das funções biológicas no organismo, assim como das atividades físicas de características aeróbicas;

2) E entre os órgãos, como o coração, nos pulmões, baço, rins, fígado, intestinos, dentre outros sistemas orgânicos. E possuem um papel importante no funcionamento fisiológico normal.

Os indivíduos que apresentam o volume da região abdominal bastante proeminente, chamado de barriga de chope”, geralmente possuem uma grande quantidade de gordura visceral ou intra-abdominal (revestindo os órgãos do abdômen), esta adiposidade visceral pode ser avaliada pelo exame de tomografia computadorizada (TC). É importante salientar que independente da gordura corporal total o volume do abdômen aumentado predispõe o individuo a diversas doenças, ou seja, mesmo uma pessoa magra, mas com uma grande gordura central (centrípeta) pode comprometer sua saúde.

Segundo a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) os parâmetros para circunferência abdominal devem ser o seguinte: até 95 cm para homens e até 80 cm para mulheres.

Apesar de ainda não bem esclarecido os efeitos da gordura visceral no organismo, acredita-se que este tecido adiposo secrete substâncias como adipocinas, que estariam direta ou indiretamente relacionadas ao processo de aterosclerose, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, dislipidemias, ou seja, o elo entre adiposidade, síndrome metabólica, e doenças cardiovasculares.

Os estudos comprovam que a pratica regular de exercício

                                                 Heider Costa
                                       Consultor do Bem-Estar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário